Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rua Onze . Blog

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...

Rua Onze . Blog

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...

A Ilha do Fogo no Século XVIII (III)

blogdaruanove, 11.03.09

Photo © http://polemikos.com/?p=235

 

"[...] / metalica, e derretida, que de cima do dito monte desceo athe ao mar / enchendo humas das mais largas e porfundas ribeiras, que nesta / Ilha havia chamada da Baléa [?], e cobrindo grande porção de / terreno como ainda hoje se vê , e se verá athe ao fim do mundo; / por que depois de fria se converteo a dita materia em huma especie / de pedra inepta para produção alguma e rija como ferro, de / cuja qualidade partecipo.

Junto deste monte se acha outro muito menor [rasura] o / qual rebentou em Março de 1769. e lançou outra torrente de / semilhante materia, que esteve a correr perto de 15 dias, e como / isto sucedese da parte desta Ilha, que fica fronteira á de Santi / ago [rasura] tal era o clarão, que esta recebia, que de noite facilmente / se lia huma carta nas praias de que se avista aquela. Esta / torrente formou huma ponta sahida ao mar mais de / 30 braças, e com mais de 10 de altura a qual se chama a Ponta / da queimada nova. Perto da [...], e principalmente / nos labios da abertura do monte, que a expellio, se acha / grande copia de enxofre; porem os habitantes tem / medo de o hirem tirar ao dito monte, tanto pela fresca me / moria da sua irrupção, como pela vizinhança do grande / Volcão, que quando rebentou ferio a muitos e matou a algu / ns com as pedras que disparou.

Alem destes há outros muitos que deitarão as ditas / torrentes, as quais cobrirão grande porção do terreno / desta Ilha principalmente da parte do Sul; em cujo sitio [?] / porem não [...] falta senão aos pastos do gado; porque / [...]"

 

 

© Rua Onze . Blog