Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rua Onze . Blog

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...

Rua Onze . Blog

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...

Viseu em 1915 (IV)

blogdaruanove, 19.02.09

Vizeu      Asilo de Mendicidade Viscondessa de S. Caetano

Bilhete postal do início do século XX.

Edição da Tabacaria Costa - Viseu. 

 

"Não me dispenso de vêr a Malakof, anexo do Hotel Mabilia, onde passei os meus primeiros dias, onde dormi as minhas primeiras noites de Vizeu. Era de correr a janela do meu quarto, e d'uma vez, tendo corrido de mais, caiu em cima d'um [sic] rapariga que estava sentada cá em baixo, na rua, fazendo-lhe uma brecha na cabeça... Estou a ver, como n'um cinema, a minha fita de Vizeu, e se não sinto grandes saudades do tempo que aqui passei [desterrado durante a Monarquia], um ano, tambem não recordo com amargura este periodo da minha vida.

Vão passados tantos anos!

Dos meus companheiros do Gremio já morreram todos ou quasi todos que tinham filhos casadoiros no tempo em que aqui estive, e a muitos me prendiam estreitos laços de estima.

Se ainda viverá a Batatinha?

Era uma costureirita morena, d'olhos pretos, as faces sempre rosadas, a boca bem talhada, circumscripta por uns labios carnosos, que apetecia morder. Ficava-lhe admiravelmente uma penugem que lhe sombreava o labio superior, e tinha-se a impressão, apalpando-os com os olhos, de que os seus peitos, como os da Sulamita, eram cabritinhos montezes, saltando n'um campo de assucenas, o focinho vermelho como pingos de carmim."

 

in Brito Camacho (1862-1934), Jornadas (1927).

 

© Rua Onze . Blog