Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rua Onze . Blog

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...

Rua Onze . Blog

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...

Correspondência de Wenceslau de Moraes (XXI)

blogdaruanove, 29.07.09

 

"Recebi hoje a tua cartinha de 12 de Dez.º, por signal com uma borboleta que tu apanhaste no campo, creio que em Carriche. Lembra-me isto um ditado japonez, que diz: – Aki no Chôchô, abonai! (borboleta do outomno, toma cuidado!). Com effeito, algumas borboletas vivem até ao outomno; mas tomem cuidado, abonai! qualquer contratempo que sobrevenha, leva-as o diabo; a tua foi morrer nas tuas mãos, que não são precisamente o diabo!...

 

(...)

 

As sementeiras tambem em breve vão chamar a tua attenção para o resurgimento da primavera, que já não vem muito longe. N'uma carta anterior, pedi-te que me mandasses 3 ou 4 sementes de asagao, das pequeninas; o pedido deve chegar-te em breve.

 

Respondendo ao que me contas do systema moderno de distribuição das cartas do correio, concordo comtigo em que é muito atrapalhado, e dará provavelmente causa a extravios, mais do que antes. Esta coisa de estarem sempre a pensar em modas novas!...

 

Não tenho nada que contar-te a meu respeito. Frio e mais frio; esperemos o bom tempo. No entretanto, cuidado e mais cuidado, cuidado sempre, para que não te fiquem más lembranças d'este resto de invernia; o rabo é sempre o peor de esfolar. E que me dizes tu agora da comparação de Nellas com Lisboa? A invernia mais dura, mas já estavas habituada com ella, e a paizagem de Nellas mais encantadora do que em Lisboa. As rans, em Lisboa como em Nellas, por toda a parte a mesma coisa, mas em Lisboa mais difficuldade de as encontrar."

 

Excerto de correspondência endereçada a sua irmã Francisca Adriana Palmira (datas desconhecidas), enviada de Kobe e datada de 14 de Janeiro de 1928.

 

© Rua Onze . Blog