Rua Onze . Blog

Novembro 30 2009

 

Na maioria das regiões da multicultural Suíça proibiu-se a  construção de minaretes nos templos muçulmanos. 

 

Sintomaticamente, ou talvez não, a legenda desta imagem não vem em Francês nem em Italiano, mas sim em Alemão - Stopp. Ja zum Minarett-verbot. (Stop. Sim à proibição dos minaretes.).

 

Esperemos para ver qual o tolerante país muçulmano que permitirá a construção de igrejas católicas... sem torres sineiras.

 

© Rua Onze . Blog

publicado por blogdaruanove às 09:52

O seu post perde em vários sentidos. O tag "símbolos fálicos" associado ao assunto é muito questionável. Isso é associar a Feira de Agosto a... (e não me diga que é uma visão artística ou algo do género, pois há coisas que eu nem na arte consigo compreender e/ou aceitar)
Mas pior que isso é uma certa insinuação, por falta de conhecimento óbvio, ao facto de o cartaz ser só em alemão.
Vivendo eu no cantão de Zurique, só vi esse cartaz em alemão, pois é a língua oficial do cantão, logo, é a língua de tudo, incluíndo as campanhas publicitárias, as campanhas políticas, as campanhas de referendo. Estando eu no meu quarto se esticar a cabeça ,consigo ver dois outdoors enormes em alemão, como é óbvio.
Se falar em percentagem de cartazes em alemão em comparação ao francês e ao ao italiano, "ganha", uma vez mais, o alemão, visto ser a língua mais falada na Confederação Helvética. Isto é, apesar de serem 4 as línguas oficiais, há o predomínio dos cantões "germânicos", logo vai haver o predomínio da publicidade (seja qual for o seu tipo) em alemão.
Por último, esses cartazes existem em francês e em italiano (em romanche não tenho a certeza). Faça uma pesquisa, ou simplesmente veja o link que lhe sugiro e vai ver que, num jornal em alemão, do Cantão de Zurique, por acaso, surge a imagem (Reuters) dos cartazes em francês e italiano.
Atenciosamente,
Luísa


http://images.google.ch/imgres?imgurl=http://www.nzz.ch/images/minarett_svp_1.3804428.1257946088.jpg&imgrefurl=http://www.nzz.ch/nachrichten/schweiz/rassismuskommission_will_plakate_nicht_verbieten_1.3815931.html&usg=__aZDu6t8D0M9L52mZleFgpL3TcBQ=&h=333&w=500&sz=46&hl=de&start=3&um=1&tbnid=0mfGJNc4UZKT6M:&tbnh=87&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dminarette%2Binitiative%2Bsuisse%26hl%3Dde%26sa%3DG%26um%3D1
Luísa a 30 de Novembro de 2009 às 13:13

Grato pela visita e pelos comentários.
Lamento que a sua leitura emocional do post tenha deixado para segundo plano o assunto principal - a liberdade religiosa e cultural.
Quantas às línguas tem razão, evidentemente. Mas não creia que o fiz por "desconhecimento óbvio". Para mim tanto faz que os cartazes tenham aparecido em Alemão do III Reich, como em Francês de Vichy ou em Italiano de Benito. Interessa-me a estrutura mental que lhe está subjacente, surja ela sob a sigla UDC ou SVP.
Quando o post foi escrito, aliás os posts de ontem foram todos redigidos na madrugada de domingo, a informação de que dispunha era de que na Suíça existem 180 mesquitas e que apenas 4 têm minarete. Não me parece que valha a pena pena fazer mais comentários. Deixo apenas um link para que se vejam alguns cartazes da campanha, entre eles o referido, que foi proibido em algumas localidades suíças.

R11B

A liberdade religiosa é assegurada pela constituição suíça. Este referendo é, uma vez mais, a prova provada que a liberdade do povo está assegurada: o povo decidiu uma coisa que foi a votos. É indiferente se é sobre minaretes, sobre a lei do tabaco, se sobre a adesão à UE, se sobre a adesão ao espaço de Schengen. Porque se chocam tanto as pessoas com a decisão da maioria?!?! Os suíços não querem minaretes, não estão a proibir a entrada de muçulmanos no país, nem estão a pensar destruir as mesquitas quer elas tenham minaretes quer não tenham.
Ah. Quanto às igrejas sem torres sineiras?? Aqui há algumas...
Luísa a 2 de Dezembro de 2009 às 16:03

Ah esqueci-me de acrescentar: já há países muçulmanos que não permitem a existência de igrejas (com ou sem torres sineiras). Na suíça há mesquitas e minaretes, eles não querem mais. Não é muito, mas é sempre diferente.
Luísa a 30 de Novembro de 2009 às 13:26

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...
mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





Visitas
blogs SAPO