Rua Onze . Blog

Novembro 09 2009

 

A fábrica Metzler & Ortloff, fundada no ano de 1875, em Ilmenau, Alemanha, comercializou os mais diversificados produtos cerâmicos, incluindo, na viragem do século XIX para o século XX, cabeças de bonecas em porcelana.

 

Passando a estar localizada no território da República Democrática Alemã depois da II Grande Guerra e tendo sido nacionalizada em 1972, a empresa recebeu a designação V. E. B. Henneberg Porzellan Ilmenau no ano seguinte, acabando por encerrar em 1976.

 

Embora se conheça muito pouca documentação sobre a  produção da fábrica e os seus colaboradores, sabe-se que contou com a contribuição de notáveis artistas e modeladores, entre os quais Siegismund Wernekinck (1872-1921), que assinou a peça reproduzida.

 

Criada nas duas primeiras décadas do século XX, muito provavelmente depois da I Grande Guerra, e comercializada antes de 1945, esta peça de dimensões médias revela uma modelação e uma pintura exímias, remetendo os seus tons para o cromatismo de algumas fábricas alemãs, como a Meissen do período Jugendstil (Arte Nova) e a Rosenthal, mas evocando particularmente a palette de cores da célebre fábrica dinamarquesa Royal Copenhagen.

 

© Rua Onze . Blog


Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...
mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





Visitas
blogs SAPO