Rua Onze . Blog

Agosto 24 2009

 

Surgindo com esta designação em 1926, na localidade de Haren, nos arredores de Bruxelas, esta fábrica produziu peças Art Déco cuja decorações rivalizaram com as da fábrica Boch Frères / Keramis, de La Louvière.

 

A exuberância das cores e o inusitado de muitas das formas utilizadas na Cérabelga, se eram suficientes para manter acesa essa competição, não deixavam de traduzir algumas inferioridades técnicas desta fábrica, nomeadamente a ausência de esmaltes em relevo e do craquelé, características que projectavam a Boch Frères / Keramis para um outro patamar de execução.

 

Apesar destas limitações, a empresa revelou-se bastante competitiva relativamente a outras fábricas belgas, como Bergen (que copiava a decoração Gouda originária da Holanda), Mons e mesmo a prestigiada Manufacture Imperiale et Royale de Nimy, tendo mantido lojas em Bruxelas e Paris durante vários anos.

 

Não se conhece a data exacta do seu encerramento, mas crê-se que terá ocorrido no final da década de 1930, com o advento da II Grande Guerra.

 

© Rua Onze . Blog

publicado por blogdaruanove às 22:51

Aki ó-matsu Hito ó-mayowasu Momiji-kana!...
mais sobre mim
pesquisar
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





Visitas
blogs SAPO